7 de dezembro de 2016

Sobre os últimos tempos


Os últimos tempos foram incríveis, muita coisa rolou por aqui, vários projetos foram concluídos e não deu tempo/motivação de postar aqui no blog, sendo assim, pra não passar em branco segue um apanhado de alguns acontecimentos dos últimos meses que merecem serem destacados.



NOVO ESPAÇO DE ESCALADA

O projeto mais gratificante desse ano e que tomou muito do meu tempo e esforço, foi sem dúvida a construção de um novo espaço de escalada aqui na cidade de Joinville, o Centro de Escalada Jurapê.

Centro de Escalada Jurapê

O principal objetivo do espaço é proporcionar  um lugar de excelência para a prática e o aprendizado do esporte. O que trará uma forte evolução, formando e treinando novos adeptos, tanto para competições como para escalada e montanhismo. 
A parceria entre o Centro de Escalada e a Salamandra que atua a 15 anos fortalecerá o desenvolvimento do esporte. Localizado na área central da cidade, anexo a loja Jurapê Aventura, esse novo espaço sem dúvida vai revolucionar a escalada na região. 

Centro de Escalada Jurapê - Rua Fernando de Noronha, 204 Joinville/SC


O grande diferencial é a forma como será utilizado o espaço, com aulas ministradas por professores especializados utilizando um método exclusivo de treinamento desenvolvido pela Salamandra Escola de Montanha. Onde cada aluno desde o iniciante ao experiente terá a possibilidade fazer uma avaliação física profissional e montar um treino de acordo com seus objetivos, sejam eles: campeonatos, vias de escalada esportiva, grandes paredes ou montanhas. 

As aulas podem ser feitas em grupos ou individualmente, sempre acompanhada de um profissional. Para quem quer escalar sem o compromisso das aulas ou treinos o Centro oferece várias vias e boulders para quem deseja apenas se divertir escalando.

Outro diferencial do Centro de Escalada é a excelente equipe de trabalho, que conta com Educador Físico credenciado pelo CREF e Guia/Instrutor de Escalada credenciado pela AGUIPERJ, ambos com 20 anos de experiência em escalada, além de uma equipe de apoio com recepcionista, route setters e monitores.

Para conhecer melhor o espaço dê um play no vídeo abaixo produzido pela equipe da Zoé Fotografia.





Nova via no Canta Galo - São Chico/SC


Morro do Canta Galo (SFS), ao fundo baia Babitonga, Joinville e um pedacinho da Serra do Mar

Babitonga Dreaming (6. VIIa E2) é o nome da nossa mais recente ascensão na parede do Canto Galo em São Chico. Trata-se de uma variante com duas enfiadas que se une a via Primavera nos Dentes em sua segunda parada.

Pra quem curte via técnica em agarras pequenas e alguns passos em aderência é uma excelente opção. Essa parede possui um incrível visual da baia com Serra do Mar ao fundo, realmente imperdível.

Primeira enfiada Babitonga Dreaming

A via foi conquistada em duas investidas, vindo de baixo e na sua maioria em livre, parando em pequenos ressaltos para bater as proteções. Em uma das investidas não utilizamos furadeira e abrimos na base da marreta, pra mim não era novidade, haja visto que abri inúmeras vias nesse estilo, mas para meu parceiro nessa aventura Alecsandro Urbano foi uma nova experiencia. 

Em algumas passadas mais verticais utilizamos cliffs pra progredir e fixar as proteções e logo em seguida liberamos os lances. A via ficou muito estética e desfrutável. Em uma das investidas nos acompanhou o fotógrafo e escalador Orlei Jr. que registrou essas belas imagens.

Esperando a balsa pra atravessar a baia Babitonga

Tirando os pés do chão.





Guia de Escaladas em Rocha de São Francisco do Sul - Segunda Edição 2016.

Guia de Escaladas em Rocha de São Francisco do Sul - 2016

Depois de 9 anos da primeira edição, saiu essa nova atualizada e revisada, um projeto incrivelmente prazeroso de produzir, me sinto mais uma vez privilegiado em contribuir com a cena da escalada local, sabendo da importância que publicações desse gênero tem no desenvolvimento do esporte!!!! Gratidão a todos que apoiaram e de alguma maneira contribuíram em especial a Reginaldo Carvalho e Edu Pedro que dividem junto comigo a autoria do Guia. 

O município de São Francisco do Sul (SFS) é um dos principais centros de Escaladas em Rocha do estado de Santa Catarina, possui opções distribuídas por toda a ilha e porção continental, são aproximadamente 100 vias e incontáveis blocos, situados em 15 diferentes setores. O relevo de SFS favorece a pratica desde escaladas em boulders a beira mar, vias de parede nas faces rochosas, assim como, muita escalada esportiva. Tal diversidade agrada e atrai escaladores de modalidades e estilos variados. 

Via Penélope Charmosa 7c - Pão de Açúcar 

O presente Guia de Escaladas em Rocha, tem como contrapartida atualizar a edição anterior, organizar, registrar e disponibilizar informações referentes aos principais setores de escalada em SFS, a fim de facilitar a prática, assim como, resgatar e divulgar a história da atividade na ilha. As informações contidas descrevem os acessos, grau de dificuldade, equipamentos necessários, estilos, entre outras informações como: textos, fotos, croquis e mapas dos principais setores.

Croquis detalhados das vias de São Chico

Este trabalho mostra o potencial da região para a prática dessa maravilhosa atividade, um lugar privilegiado onde belezas indescritíveis se fundem com experiências gratificantes que só a escalada em rocha proporciona.
Espera-se também que o guia de escalada colabore com o desenvolvimento da atividade de forma ordenada e segura, chamando a atenção dos frequentadores para a conservação do meio natural e respeito às propriedades particulares onde os setores de escalada estão inseridos, contribuindo para o desenvolvimento turístico e integração com as comunidades locais.

MAIS
Registro de vias e boulders da região com informações detalhadas de acesso, croquis, graduação entre outras. 
Formato de bolso 17cmX10cm 136 páginas coloridas

ONDE COMPRAR - ONLINE
Colabore com o montanhismo nacional comprando um exemplar.

REALIZAÇÃO 
Salamandra Escola de Montanha, guiando desde 2001.





3. FESTIVAL DE ESCALADA DO PARQUE NATURAL BRAÇO ESQUERDO - CORUPÁ


Durante o feriado de 15 de novembro aconteceu no Parque Natural Braço Esquerdo a terceira edição do Festival de Escalada e foi mais uma vez um grande sucesso.
Escaladores de várias partes do Brasil vieram prestigiar o evento que marca o início da temporada de escalada. Sim, a melhor época pra esse setor é o verão, sombra e água fresca é sua principal característica. 


Daniel Casas na via Seixo no ia 9c

Foram mais de 80 inscritos e muitos visitantes que passaram durante os 4 dias do festival e puderam participar das inúmeras atividades oferecidas pela organização, tais como:
- Escalada para Iniciantes conduzida pela equipe da Salamandra Escola de Montanha.
- Palestras sobre Nutrição Esportiva feita por Marta Albuquerque Gabardo e Experiência em Competições por Camila Macedo, ambas muito interessantes.
- Praticas diárias de Yoga e Tenta da Cura com massagens relaxantes.
- Desafio de Escalada


Na noite de sábado rolou uma super festa com as bandas Clariô e Seu Celso que agitou a galera até altas horas acompanhado das cervejas artesanais Unika. 

Vejam um relato e mais fotos do Festival clicando aqui.

Saiba mais sobre o PNBE ---> www.parquebracoesquerdo.com.br


GUIA DE ESCALADAS - PARQUE NATURAL BRAÇO ESQUERDO

Logo após lançar o Guia de São Chico, recebi o convite da administração para editar o Guia do Parque, conhecido nacionalmente como CORUPÁ e mais uma vez me senti privilegiado por ter meu trabalho reconhecido e pela oportunidade de desenvolver a cena local.

Gratidão a todos que acreditaram nessa ideia. Em especial a Joana Z. Silva, pela confiança, Bruna de Moraes pela arte gráfica, Orlei Jr. pelas fotos dos setores e todos que contribuíram com dicas, críticas e informações!!!! Essa é a Vibe!!!!! 

Você pode adquirir um exemplar na recepção do Parque ou solicitar através do email ---> contato@asalamandra.com.br




Croquis Parque Natural Braço Esquerdo - Corupá



4 comentários:

Careli disse...

Excelentes notícias! Parabéns por todas!

Orlei Jr. disse...

Que ano! E que prazer poder fazer parte da equipe, colaborar com os teus projetos, colaborar para o desenvolvimento do esporte, levantar, furar, parafusar, fotografar, escalar da maneira que sempre sonhamos, fortalecendo a nossa amizade e a nossa saúde. Muito obrigado Daniel! Que 2017 seja temperado com novos projetos, ascensões, realizações, ... Conte sempre comigo.

Urbano disse...

O tempo não para...
O trabalho não para...
A Escalada nunca pode parar...
Abraço

Cinthia Sens disse...

Legaaaallll, Daniel!!! Quanto mais eu conheço a Escalada...mas, me apaixono!!! Parabéns pelos excelentes trabalhos e realizações em 2016!!! Com certeza tenho o melhor professor!!! ������