6 de fevereiro de 2013

Quente ou frio?? Temporada 2013

O montanhismo é um esporte regrado pelas condições climáticas. As escaladas são planejadas de acordo com tipo de clima escolhido. 
Cada lugar tem, por assim dizer, sua "temporada", onde durante certo período de tempo, pode-se esperar pelas melhores condições para desfrutar de uma montanha.

Para muitos brasileiros, a temporada de verão segue rumo ao sul em busca de dias mais frios e secos. Um dos destinos preferidos para essa época é a Cordilheira dos Andes.

1. Fitz Roy

E foi nessas terras austrais, na Patagônia, que deu-se uma das mais impressionantes conquistas feita pelo montanhismo brasileiro, a ascensão do Fitz Roy por uma nova linha batizada de "Samba do Leão", feita pelos escaladores brasileiros Sergio Tartari e Flávio Daflon e o argentino Luciano Fiorenza .
Trata-se de uma via com aproximadamente 1.300 metros de extensão, totalmente em livre com grau máximo de 6c, aberta em 3 dias de estilo alpino....incrível!!!!
Para saber mais sobre essa escalada veja a matéria no site da prestigiada revista espanhola Desnível.

Sérgio e Flavio no cume! 

Em amarelo a nova via.

2. Vulcão Lanin

Aproveitando a temporada andina, os joinvilenses Rubens Schroeder, Alberto Dias e Jaison Budal Arins escalaram  o Vulcão Lanin. 

"Saímos do Brasil no dia 27/01/2013 para uma viagem ao Chile, onde tínhamos por objetivo aproveitar as férias com muita aventura e conhecer lugares novos. O espírito de montanhista que carregamos no peito não poderia deixar de fora um objetivo principal, fazer o cume do Vulcão Lanin na fronteira do Chile com Argentina. E exatamente como planejado, no dia 29/01/2013 depois de pouco mais de 6 horas de caminhada chegamos ao refúgio Caja onde descansamos. No dia 30/01/3013 as 4 horas da manhã começamos a escalada final no glaciar e as 09h e 20min chegamos ao cume do Vulcão Lanin com 3776m de altitude." Rubens Schroeder

Vulcão Lanin 3.747 m

 

Cume!!!!

 Apoio Salamandra Escola de Montanha


3. Parque Natural Braço Esquerdo.

Durante o quente verão catarinense a temporada de escalada é no setor conhecido por Corupá, já que o verão proporciona as melhores condições do local. Paredes secas, sombra e água fresca.
Novos setores vem se consolidando e recebendo novas vias como o setor Chaminé e um novo setor para iniciantes com vias fáceis e belo visual.

Com relação as cadenas de peso, o destaque ficou por conta do síndico Marcio Gualberto escalador local que mandou nos últimos dias a via SKAWURSKA 10b. Parabéns!!!

Abaixo um vídeo com alguns momentos de Marcio malhando a via.


Chama o síndico!!!!



Nenhum comentário: