8 de setembro de 2010

Escaladas em Canto Grande

RESULTADO DO MUTIRÃO

No último domingo, 5 de setembro, rolou em Canto Grande, no setor Mirante, um mutirão para manutenção das trilhas de acesso às vias, além da formalização do acesso com o proprietário.
A atividade organizada pelo escalador local Daniel Fernandes (Garra Aventura) foi um sucesso, não de público, fato que comprova a falta de interesse por parte dos escaladores que frequentam a região e organizações do esporte que muito falam e pouco agem, mas sim pelo que vem sendo feito. Foram melhorados os acessos às bases das vias, com contenções e degraus a fim de evitar a erosão devido ao pisoteio, instalação de cordas nas partes mais frágeis, plantio de mudas nativas, entre outras benfeitorias. Quem compareceu trabalhou e se divertiu muito, o alto astral reinou em um lindo dia de sol em prol da escalada catarinense.






ESCALADAS

Claro que, além de trabalhar nas trilhas sobrou um tempinho para aquela merecida escaladinha, e o setor é de uma qualidade incrível com vias de 3.º a 9.º grau, diversão pra todos os gostos. 
A principal característica do setor é a abrasividade do granito, que propicia escaladas muito técnicas e de uma plasticidade incrível, além da grandiosidade da paisagem do litoral catarinense.

Daniel Fernandes na fenda Encolhedores de Cabeças 6.º

Daniel Fernandes na fenda Encolhedores de Cabeças 6.º

Visual do setor - Praia de Mariscal

Via Terrível Samonela 7c

Via Terrível Samonela 7c

Na segunda feira aproveitamos para escalar no setor Boi nos Ares, a rocha é a mesma do setor Mirante, aquele granito super abrasivo que, só de encostar já deixa marca.
Ficar falando da qualidade do setor é desnecessário, uma palavra resume: INCRÍVEL.
Vias de até duas cordadas, de fáceis a muito difíceis (10a de granito), com proteções fixas ou em móveis, artificial ou em livre, com muitas agarras, poucas ou quase nenhuma. Tem de tudo um pouco, vale muito a visita.
Setor Boi nos Ares

Para mim foi um excelente dia de escalada, repeti a Bois nos Ares 5º VI E2, via clássica do setor e se não me engano a primeira via a ser conquistada, duas cordadas de puro desfrute na companhia de IzaBela.
Logo após entrei à vista na via Nas Barbas do Velho 8a que, apesar de ter conseguido, me custou muita força. O Daniel, como bom local, passeou na via e o Guilherme Forbeck mandou na segunda tentativa, confirmando sua boa fase.
Quanto a mim, meu objetivo era entrar na Filhos do Sol 9c, super recomendada por todos que a escalam. Lá fomos nós, o Daniel fez as honras da casa e a equipou. 
O dia já estava no fim e a brisa soprava levemente deixando as condições perfeitas para que a magia acontecesse. Com a segurança alto astral do Guarda (Guilheme Forbeck), entrei na via sem muitas pretensões, mas com o "espírito de guerreiro" (como diria Daniel). Os lances foram saindo um a um, mandei a primeira parte da via, o crux e estava no primeiro descanso - momento de êxtase - tempo para um repouso e olhada para o visual, tento me recuperar, olhar a próxima sequencia e toco para cima sabendo que o pior já tinha ficado pra trás. Vou passando de reglete em reglete, me posiciono, respiro, passo magnésio e mais um lance e outro, mais regletes, vou pirando e vivendo apenas o momento presente, concentração total até que a minhas mãos pegam em uma agarra muito grande - entro em êxtase novamente - a parada já está a poucos centímetros, mais um movimento e entro em alto, grito bastante. Assim foi a cadena mais incrível de todos os tempos, Filhos do Sol 9c à vista!
Valeu a parceria alto astral da galera que junto comigo vibraram por essa conquista pessoal!!!

Izabela na via Boi nos Ares 5º VI E2 

]
Izabela na via Boi nos Ares 5º VI E2 

Visual durante a escalada da Bois nos Ares

A parede nessa época do ano fica toda florida de orquídeas. Na foto um exemplar da Cattleya intermedia


Via Filhos do Sol 9c

Em Tempo

Acontecerá durante os dias 9, 10, 11 e 12, em Joinville, mais uma edição do PAARE, curso de prevenção e alto resgate em escalada, ministrado pelo renomado instrutor Ronaldo Franzen "Nativo".
OBJETIVO: Desenvolver procedimentos de escalada segura, atualizar técnicas, promover a prevenção de acidentes, praticar meios de fortuna e auto-resgate.
Mais informações: falecom@marumby.tur.br
.
.

9 comentários:

Alessandra disse...

Dani, quanta saudade tenho deste lugar! Primeiro conheci com o Sem Noção e o Eleandro a Boi nos Aires, pra depois ir conhecendo aos poucos o outro setor, com o Brian, o Micheli, depois a Clarisse e o Altair...tardes de muito sol e mãos muito machucadas,mas sempre com um sorriso enorme. Sempre fazia as mesmas vias fáceis, mas nunca deixei de me divertir. Valeu pelo post, adorei!!

Reginaldo Carvalho disse...

Muito bom o resultado dos trabalhos, das escaladas e da boa energia do pessoal que fez o negócio acontecer.
Sinto muito pela minha ausência no dia, porém, fico muito feliz e orgulhoso de ter pessoas realmente comprometidas com a escalada.
Isso demonstra a atitude que as associações e federação devem ter, assim como escreveu o Daniel, não basta somente falar e cumprir burrocracias o negócio é fazer.

Parabéns à todos.

Izabela Pacheco Cardoso disse...

Ainda pego esse "Boi nos Ares" de jeito!!! rsrsrs Dias especiais!!! Bora treinar!!!

Miriam Chaudon disse...

Viva!Viva! Viva!!!!!Muito lindo! Muito especial!Parabéns pela atividade e para o pessoal que participou!Saudades só de olhar para vocês e para o local que um tempinho atrás eu estava também fazendo parte..essa Mariscal encantadora...
Beijos!

Anônimo disse...

Uma coisa não vive sem a outra, enquanto a burocracia infelizmente é lenta, porém necessária, sempre são bem vindas ações como essa do Daniel Fernandes (Garra Aventura).

Abs,

Rodrigo.

Daniel J.Casas, Joinville/SC disse...

É isso aí Rodrigo tens toda a razão!
A organização do nosso esporte, através das associações, clubes e federações é de grande importância para o desenvolvimento sadio. Concordo com você que devido a burocracia, muitas ações se tornam lentas! Que atividades como essas sejam cada vez mais frequentes e apoiadas por nossos representantes!

Lilian Massuqueto disse...

Parabéns pelo trabalho Daniel!!! A gente sabe bem que não é fácil, mas basta ter amor ao que faz!

abraço!
Malu

Unknown disse...

Fala Daniel , o acesso é pela trilha de canto grande? Aonde tem aquele pico da famosa foto de Mariscal e canto grande...?

Daniel J.Casas, Joinville/SC disse...

Olá, o acasso é pela estrada que leva a praia da Tainha.