3 de março de 2009

Monte Crista...

Olá leitor do Ecos da Montanha!
Pois é minha gente, mais uma páscoa vem aí.

Estou convidando todos os montanhistas, freqüentadores do Monte Crista e comunidades a fim para participar dos primeiros mutirões ecológicos a serem realizados nos dias 27 e 28 de março e 4 e 5 de abril do ano corrente, com o objetivo de conservar e preparar a trilha do Monte Crista para o feriadão de páscoa.

O Monte Crista é uma montanha detentora de um rico patrimônio natural e histórico, pois além de possuir as belezas ímpares do bioma mata atlântica, abriga em suas vertentes o caminho Três Barras, antiga via de acesso que funcionou entre 1730 a 1850, como rota comercial, ligando São Francisco do Sul a Curitiba, trata-se de um caminho colonial pavimentado com blocos de rocha que gerou muitas lendas e histórias que desperta a curiosidade de muitos desbravadores.

Através de seus atrativos naturais, segredos e lendas, o Monte Crista atrai uma visitação intensa, fazendo com que seja a montanha mais impactada aqui da região nordeste de Santa Catarina. A inexistência de uma unidade de conservação e a pouca orientação sobre os cuidados essenciais à conservação e conduta nos ambientes de montanha, colaboram ainda mais para danos significativos ao solo, à fauna e flora, aos recursos hídricos e ao patrimônio histórico. Além da falta de informação sobre segurança, que contribui para o aumento de acidentes.

Serra do Quiriri - Monte Crista ao fundo

Ações voluntárias como da Associação Joinvilense de Montanhismo – AJM, que vem realizando durante cinco anos trabalhos de sensibilização e cadastro dos visitantes nos feriados de páscoa e recuperação nas trilhas, contribuem para a conservação do local e minimização de impactos nestes frágeis ambientes, detentores de biodiversidade rara e berço de importantes mananciais de extrema importância à humanidade. Mas isso ainda é muito pouco e devem-se juntar esforços em prol do Monte Crista.

Espero que os caminhantes que gostam de ir ao Monte Crista no feriado de Páscoa contribuam para a conservação da montanha, pratiquem o mínimo impacto nas trilhas e acampamentos, tentando deixar o mínimo de vestígios possíveis em suas estadas naquele paraíso.

Trabalhos de contenção de erosão na trilha

Os interessados escrevam para montecarvalho@ig.com.br ou poderão comparecer na sede da AJM, reuniões todas as quintas feiras a partir às 20h, as reuniões ocorrem na sede do Clube de Rádio Amadores de Joinville – CRAJE, situado em frente ao Parque Zoobotânico de Joinville no pé do morro do Boa Vista.

Grato desde já e saudações montecristensis.
Reginaldo Carvalho.
Diretor Ambiental - AJM

.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vamo lá minha gente, o Monte Crista agradece.

Anônimo disse...

Me chamo alexandre cobra,e pela primeira vez vou fazer esta subida e com o objetivo de levar uns amigos e bastante saquinhos de lixo claro ajavisto que é pouca coisa que ainda nos resta , nossa mata ... treinadao em busca e salvamento na selva , cursado no corpo de bombeiros de sao paulo capital. 12 gbs guarapiranga em 1994 a 1999, . Espero que estes dias sirvam de reflecçao a todos que vao fazer o percurso..

abraços:

PREZERVEM A NATUREZA QUE AINDA TEMOS ::


ALEXANDRE COBRA
grupamento de busca e salvamento

SELVA!!

Anônimo disse...

Olá galera to louco pra subir

Quanto mais para cima melhor!!!!!

Renan Bueno joinville SC