9 de setembro de 2008

Entrevista Sorriso Bicampeão Catarinense

Segue abaixo uma pequena entrevista com Eduardo Geovane o "Sorriso" que atualmente é o campeão do Ranking Catarinense de Escalada Esportiva.



1. Qual a sensação em ser Bicampeão do Ranking Catarinense de Escalada?
Ser Bi-campeão, é uma sensação nova não parei para pensar. Mas se fui, é porque conquistei, não foi fácil, todos estão de parabéns!

2. Como é sua rotina de treino? Se é que tu treinas rsrsr.
Hehehe treino sim.... Tenho treinado pouco para não me machucar, mas meus treinos são feitos apenas em vias de resistência vias de 7º, 8º e 9º escalar e desescalar, pra mim esse é o segredo.

3. Onde e quando tu começaste a escalar?
Fazem 7 anos que escalo, já fazia caminhada já tinha noção do que era, mas nunca havia praticado, então conheci o Daniel Casas da Salamandra, foi engraçado eu perguntei pra ele onde era a academia e ele falou "é aqui perto" "mas onde?" "fica ali perto o mercado" "mas onde ali?" "numa casa amarela ali na esquina " "putz é na rua da minha casa, hehehe" pronto dai comecei sem parar, cinco dias por semana 4hs por dia, assim comecei , e assim to até hoje na escalada.

4. Tu praticas alguma outra modalidade além da Escalada Indoor?
Gosto de escalar em rocha, andar de bike e surfar.

5. O que mais te motiva na escalada?
Não sei dizer, é algo que deixa a pessoa mais leve , você sai da rotina.

6. O que é preciso pra ser um campeão?
Para ser um campeão não basta apenas treino, tem que ter cabeça e bom psicológico para controlar suas emoções.

7. Tu tens algum exemplo (escalador) que admiras?
Meu maior exemplo não é apenas uma pessoa, mas sim todos meus amigos escaladores.

8. Qual sua opinião a respeito do Ranking (organização, premiação) pontos positivos e negativos:
Sobre o ranking desse ano tivemos 3 etapas e acho que deve o mínimo, a organização está cada vez melhor, a premiação umas das melhores do Brasil, temos ótimas pessoas que correm atrás dos patrocinadores ambos estão de parabéns. Aos patrocinadores obrigado por tudo que estão fazendo pelos escaladores da região. Pontos negativos apenas o horário de término das etapas, sempre acaba muito tarde, devemos manter um padrão para que todos (atletas e público) fiquem satisfeitos, só isso.

9. Projetos para 2009?
Projetos para 2009 sim... Mandar alguma via de 10c aqui no Brasil e viajar para Europa, talvez uma etapa do mundial para conhecer.

10. Tens patrocínio?
Tenho o apoio da ONE Squash Fitness e Escalada, gostaria de ter apoio de alguma marca de escalada.

11. Como você vê o futuro do esporte?
Ultrapassando os limites em termos de equipamentos e aumentando a dificuldade da vias.

12. O que falta para melhorar o nível dos escaladores de SC?
Uma melhor divulgação do esporte e mais entrosamento entre os escaladores.

13. Alguma mensagem pra galera?
Boas escaladas e caminhadas, mas sempre com responsabilidade, lembrando que "O ACIDENTE É CONSEQÜENCIA DE VARIOS E PEQUENOS ERROS, ENTÃO CUIDADO", e sempre curta cada momento de sua escalada. Abraço a todos!!!!

.

.

10 comentários:

Anônimo disse...

Grande Sorriso! Lendo essas poucas palavras desse grande escalador já é possível perceber porque esse cara é Bicampeão Catarinense. Com humildade e simpatia esse cara faz valer o "nome" Sorriso. Parabéns!!

Anônimo disse...

Dalhe moçada só to passando para dar os parabens ai pra vc sorisso e tbm pra te dar um apoio nos brasileiros, lá que o bicho pega de verdade, e só para dar um rememder na questao do horario de terminos das etapas das competições deste ano, que vc mesmo lembrou na resposta 8, só teve uma que acabou depois das 23 da noite o que é uma tremenda falta de organização, lembrando da duas primeiras, que foram um exemplo de organização e competencia, as 19 horas ja estavamos todos felizes com premios na mao e indo pra casa descansar, a etapa de floripa ficou longe de chegar perto da organização das duas primeiras, acho que esta faltando um pouco de humildade de alguns aqui de floripa, para pedir uma ajuda na questão organização, os campeonatos que rolam aqui parecem as competições de 1992, pela madrugada ta na hora de inovação, ou pelo menos os caras ficarem atentos no que ta rolando dentro das competições no brasil, seguir o regulamento e o molde de uma competição mais profissional, no mais é só um desabafo, fui routte seter nas duas primeiras, acompanhei os atletas o ano inteiro, chegou na ultima etapa os caras baaaaaaaaaaaaa...Mas beleza, vamos ver se ano que vem consigo me infiltrar e tomar a responsa na abertura e organização das competições por aqui, força velho e nao pare de treinar, nos vemos nos brasileiros BIRO.

Unknown disse...

Que orgulho do meu gatinho, tanto esforço valeu a pena né amor,queria te desejar parabéns, você mereceu... TE AMO viu..

aahh.. a 1° foto fui eu que tireii *-*

Rodrigo Castelan Carlson disse...

Um dos nobres casos em que o pupilo "supera" o mestre e ninguém fica com ciúme de ninguém. Muito pelo contrário, a relação se fortalece. Parabéns!

Cristiano da Silva Teixeira disse...

Parabéns ao atleta Geovane pela conquista e pela dedicação ao esporte. Santa Catarina precisa de mais atletas com esse espírito de montanha.
Como ele mencionou, a premiação continua muito boa, talvez entre as melhores do Brasil e a organização cada vez melhor.
O atleta reclamou do horário, e com razão, pois a última etapa terminou mais tarde que as duas primeiras do ano. Mas, é importante tornar público que das três etapas que foram realizadas neste ano, esta de Florianópolis foi uma etapa recorde. Pois foi realizada só no período da tarde, e não o dia todo como nas duas primeiras. E mais, o início estava previsto para às 14h., mas iniciou somente às 15:20h. pois a comissão organizadora resolveu esperar pelo pessoal de Campo Alegre, que se atrasou na estrada. Isso, o pessoal de lá (Eleandro, Jonas e outros) pode confirmar, para não ficarem achando que é 'papo' da organização.
Porém, é realmente uma pena que algumas poucas pessoas ainda critiquem a organização simplesmente por intrigas e outras questões pessoais.
É mais lastimável ainda, que estas mesmas pessoas que não ajudam em nada ainda têm a maior cara de pau de cumprimentar os organizadores durantes os referidos eventos e algumas vezes até elogiam. Por que estas mesmas pessoas não falam na cara? Porque não chega e dizem: 'Baaaaaaaaaa, isso aqui parece as competições de 92'? Talvez porque estas mesmas pessoas não sejam bem quistas no meio da escalada. Talvez por isso não tenha amigos que lhe dão suporte para organizar qualquer evento ou ainda talvez porque os poucos eventos que organizam são quase sempre um fracasso.
Porque será que estas pessoas não foram 'contratadas' para trabalhar na última etapa? Será que é porque nas outras etapas em que trabalharam o trabalho não foi bom? Ou será que é porque os organizadores ficaram receosos que novamente fossem consumidas bebidas alcoólicas durante o evento? Ou ainda, será que é porque todo mundo não gosta destas pessoas e suas brincadeiras intermináveis e sem graça?
Falar é fácil, principalmente à distância e pelas costas. Vamos ver se essas pessoas têm a decência de falar isso tudo pessoalmente ou se vão novamente cumprimentar e perguntar se tudo está bem. Pois não está. O esporte não precisa disso, já temos por demais intrigas e richas que por muitas vezes afetam o cotidiano de toda a comunidade escaladora/montanhista.
Com já disse, é fácil falar, mas é difícil lembrar da história recente da escalada esportiva em Santa Catarina. É muito difícil lembrar da estrutura que foi montanda no Shopping Beira-Mar para o ranking de 2006, lembrando que naquela ocasião, este era o único Shopping Center da Capital Catarinense. Ou então, as etapas de Joinville, que foram um sucesso de presença e divulgação, e muitas outras que são mais difíceis ainda de lembrar. Isso tudo lembra as competições de 92, mas lembra por saber que evoluímos muitos. Pena, mais uma vez, que esse sentimento não seja compartilhado por todos.
É bom que seja lembrado que existem pessoas que estão nesta batalha há muito tempo, fazendo muito pelo esporte e quase sempre no prejuízo. Isso está mudando, pois no passado o prejuízo era maior. Mas mesmo que essa mudança seja lenta, estas pessoas estão fazendo isso com honestidade, clareza e pricipalmente estão fazendo isso tudo pelo esporte. Pois até onde eu sei, nenhuma das pessoas que organizou qualquer etapa do ranking conseguiu ficar rica. E se alguém está duvidando, ou achando o contrário, que procure algum dos organizadores, aqui da Capital ou do norte do estado e converse pessoalmente, não fique falando pelas costas e 'mancumunando' contra quem muito já fez. Primeiro faça a sua história, para depois criticar a história dos outros.

Anônimo disse...

BAAAAAAAAAAAAAAAA, fazer a minha historia, pra que fazer fazer historia?, precisa agora fazer historia, vai aprende a dar segue primeiro, parabens por tudo que vcs ja fizeram, agora é tempo de deixar fazer quem realmente tem a manha, são oito anos de competição, e nestes anos todos estive entre os 5´melhores resultados de cada uma delas que participei, não sou campeao de meu estado a toa, nem a toa estar entre os 10 primeiros do brasil, fazer historia, que papo mela cueca, richa, só se for entre politicos, campeonato dentro do shopping, que massa, eu participei e fiquei até a meia noite esperando o termino, teve atleta convidado que se retirou da area da competição porque não aguentava mais esperar, atleta este que foi tri campeao brasileiro, e outra vc nem mostrou as caras nas outras etapas, e ainda de quebra na ultima etapa teve ate acidente com quebra de pé de atleta, meu bom amigo apertei sim sua mao porque não tenho richa nem com vc e nem com ninguemm, vou procurar vcs como para colaborar, se vcs tratam as coisas assim desta forma, primeiro ponha-se no seu lugar de baba ovo, porque de competição, ainda tem chão pra vc.....

Cristiano da Silva Teixeira disse...

Olá Anônimo, é muito estranho você ficar queimado/indignado após você mesmo ter iniciado a discussão, pois suas palavras estão escritas nesta mesma página, mais acima '...só teve uma que acabou depois das 23 da noite o que é uma tremenda falta de organização...'.
Tremenda falta de organização? Querias que eu ficasse quieto e feliz com essa tua colocação? Pelo visto as minhas explicações quanto ao horário de término não foram nem consideradas. Mas está tudo escrito.
Outra coisa, estou aprendendo a 'dar segue' continuamente, como tudo o que faço na vida. Continuo aprendendo, principalmente na escalada. Mas, se tu estivesse presente no evento, terias visto que a queda do atleta que se machucou não foi na minha 'segue'. E mesmo assim, não estou me redimindo da responsabilidade, pois éramos uma equipe. E ainda, tinham duas pessoas na 'segue' quando o atleta caiu, o Eleandro e o Ricardo. Mas, como na escalada indoor o segurador não serve para segurar o escalador no colo e sim 'direcionar' a queda, ele machucou somente o pé. E para a tristeza de quem torce por coisas negativas em eventos nos quais não participa, já tivemos notícias de que este atleta já está escalando. Do contrário de acidentes que já aconteceram contigo na 'segue', com pessoas que correram o risco de nem andar mais. É o que se comenta, e não foi só uma ou duas pessoas, são todos os amigos que tu cultivou nestes teus oito anos de competição que comentam isso. Mas pelo visto, tu estavas muito ocupado nestes anos de competição e não tivesse tempo de treinar um pouco a humildade, pois eu estava falando na postagem anterior de 'história' de organização de eventos e nunca fiz nenhuma referência à colocações em competições. Parabéns para ti, por tua rica história de conquistas em competições. Mas sabes muito bem que não era disso que eu estava falando.
Para finalizar e colocar-me no meu lugar de 'baba ovo', como você mesmo falou, sei que tenho muito chão de competição pela frente sim, mas não costumo ficar falando pelas costas dos trabalhos dos outros. Quando tenho que dizer, digo e pronto. Como estou fazendo agora. Vou continuar aprendendo, e treinar mais a 'segue', para que menos acidentes aconteçam quando eu estiver de 'segue'. Agora você, poderia treinar um pouco de humildade e não ficar se vangloriando tanto de tuas conquistas em competições. E mais, aproveita e aprende a 'dar segue' também, ou ainda, a não cortar a corda dos outros. Isso é feio.
Peço desculpas ao Daniel e aos leitores por alongar essa discussão, mas é que me senti ofendido e afetado com as colocações. Não pretendo mais responder às tuas ofensas, pois aqui não é o lugar apropriado. Se tivesses dito, pessoalmente, tudo o que tu achas do nosso trabalho na organização de eventos, eu teria dito tudo isso que escrevi também pessoalmente.

Unknown disse...

Cristiano te dou apoio...acho q não prescisamos disso ....vamos conversar de boa... assim não vamos ajudar em nada ....

Em relação ao campeonato de Flóripa .. repito o " atraso foi em virtude de atletas e ao acidente no decorer do campeonato "....e não culpa de organização...
ano que vem devemos mudar " atleta atrazado não ira competir " se acontecer algo, devera entrar em contato com os organizadores..

lembrando todos podem dar suas opiniões ...
... E VAMOS SE RESPEITAR ...
...abraço ha todos ....

Anônimo disse...

I CARAMBA MOÇADA FOI MAU, SOU PARANAENSE, ESQUECI VELHO, O QUE QUE EU TO ME METENDO AQUI, PO CRISTIANO VELHO NA BOA, FOI MAU, CONTINUA AI NAS TUAS CONQUISTAS, SEM PAPINHO DAQUI SEM PAPINHO DALI, VAMOS ESCALAR, CORTAR A CORDA DOS COLEGAS, E ANO QUE VEM EU VENHO SÓ PARA FILMAR AS ETAPAS...uM GRANDE ABRAÇO AI MEU VELHO PRA VC E PRA TODA A TUA MOÇADA, ATÉ PRA QUEM, NAO GOSTA DE MIM OU DAS MINHAS BRINCADEIRAS QUE NÃO TEM FIM, VAMOS TREINAR, AGORA JA DEU PRA CONHECER A RAPAZIADA DAQUI ( SC ), SÃO TODOS GENTE FINA, TUDO BROTHER, TUDO COLEGA, O DANIEL OLHA SÓ FOI 3 ASCENSÃO DO DANÇANDO NA ASA DA BARATA SEGUNDO MARCIO HOEPERS QUE SE COMUNICOU COM O BITO VIA EMAIL, ELE DISSE QUE ME ENVIARIA TAL EMAIL , PARA CONFIRMAÇÃO, AGORA TEM O NOVO PROJETO, COM PECINHAS, ATÉ MESMO O ESPECIALISTA QUANDO QUESTIONADO, FICOU RECEIOSO...VO BOTA PRA JOGO,,,,,PROJECT...

Anônimo disse...

PARA UM BOM ESCALADOR MEIA AGARRA BASTA! ESQUECI TBM RSRSR, ENCERRENDO MEU DESABAFO, PORQUE DE DISCUSSÃO TA LONGEEEEEEEE;;;;