28 de maio de 2015

Vias e Estilos

A maneira como o desafio imposto pelas montanhas é resolvido, determina o estilo dessa escalada, ou seja, quais os artifícios, técnicas, estratégias, entre outras que foram utilizadas pra ir ao topo.

Dentro de uma visão mais purista, é aceito que a forma mais honesta de escalar uma montanha é através dos seus próprios esforços utilizando menos artifícios. Sendo assim, a escalada em solo integral seria uma maneira bem justa de subir uma montanha, um ótimo estilo.

Há escaladas que com o passar do tempo vão sofrendo alterações em seu estilo, e pouco a pouco vão mudando, até passarem a serem concluídas rotineiramente de uma outra maneira e não mais da forma original da primeira ascensão. Vias que antes eram feitas em artificial passam a ser escaladas em livre, por exemplo. Essa "evolução" na forma da escalada, não deve nunca passar por cima do direito autoral de conquista (saiba mais), que justamente serve pra preservar a pluralidade de  estilos. 

É fato que muitas escaladas passam por essa transformação, exemplos não faltam de vias que com o passar dos anos mudaram a forma como são escaladas, pra citar alguns: via do Compressor no Cerro Torre, antes feita em artificial fixo em grampos e hoje feita em livre com o maior número de proteções móveis possíveis, a via Enferrujado na parede do Abrolhos conjunto Marumbi, o Lagartão no Pão de Açúcar, assim como o próprio Everest quando foi escalado pela primeira vez sem oxigênio mudou o estilo e quiça um dia, seja escalado apenas dessa maneira!

Para os escaladores de Joinville, o Morro do Finder é o setor mais próximo, localizado praticamente no centro da cidade. Possui algumas boas vias e vários boulders de qualidade em um quartizito bem sólido de excelente textura.

A via Aeds Egipt (8b) foi a primeira a ser aberta no setor Pedra do Veloso, por volta de 95 ou 96, por muitos anos foi feita com corda por cima, e assim em "top rope" fiz a cadena em 98. Com o passar do tempo decidimos equipá-la para que pudesse ser feita guiando, isso foi em 2004. 
A via, naquele momento, sofreu uma transformação de estilo e posso afirmar que promoveu uma evolução na escalada local. Outras vias similares surgiram no setor e muitos escaladores puderam encadenar guiando o seu primeiro 8.o grau. 

O tempo passa e a evolução não para. 
Hoje a via vem recebendo várias ascensões em um estilo conhecido como "High Ball", que são lances realmente altos feitos em boulder, com a segurança feita com colchões e alguns amigos. Mesmo ainda não sendo o estilo "oficial" dessa escalada, acredito que em breve com a evolução das técnicas e equipamentos, essa talvez seja a maneira mais corriqueira de encadenar esse desafio.



Nenhum comentário: