23 de novembro de 2013

BRUTAL ADVENTURE



Treino Russo!!!!
Hoje a manhã começou FORTE no Núcleo Mutuca, realizamos a 1. edição Brutal Adventure, composto de Escalada+Kettlebell+Trilha+Banho de Cachoeira.

Kettlebell é um equipamento utilizado no mundo antigo para exercícios musculares.
Os homens fortes da época usavam esses pesos para demonstrar suas forças, participando de atividades e jogos com essas peças antigas. A história detalha a presença dessas atividades na Europa desde o século XVI, onde bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercados da época.
Porém foi na Russia czarina que essas esferas de metal começaram a revelar sua verdadeira significância na aquisição de força e resistência (endurance). Completa com uma alça prática, o kettlebell ou gyria se tornou a peça principal para qualquer guerreiro russo.

Kettlebell
Produz trabalho de força em grande amplitude de movimento. Essa amplitude de movimento avantajada provoca o stretch reflex, o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir forca, movimentação e agilidade.
Expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal.
Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular.
Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.
Intensifica a produção de potência muscular.
Ensina o corpo a maneira de absorver força e redirecioná-la. (Fonte: Wikipédia)
Resumindo, é um excelente complemento para qualquer modalidade esportiva, inclusive a Escalada.
Rafael Alchieri dando as "dicas" da escalada.
A primeira parte da atividade ficou a cargo da Salamandra Escola de Montanha, onde podemos aplicar os iniciantes na Escalada.
Pra começar o dia, fizemos um aquecimento em conjunto, que estamos aplicando desde o começo desse ano nos treinos de escalada no MuroTucas, o aquecimento geral do CORE.



Após o aquecimento, uma breve explicação de como funciona a escalada em muros artificiais e as técnicas básicas de movimentação e posicionamento do corpo. Iniciamos no System Wall pra aprender a se posicionar e se movimentar e depois no muro principal tentando escalar uma via.

Princípios pedagógicos no System Wall
Nossa aluna Luiza demostrando as técnicas iniciais
Entrando nas vias

Depois da escalada veio a parte feita por João Rosário, da Brutal - Strength and conditioning (saiba mais) que foi o treino de Kettlebell.

João dando as dicas iniciais

Foram aproximadamente 40 minutos de treino forte!!!







 Pra relaxar e sem esfriar o corpo a galera saiu direto pra trilha do rio Mutucas para se refrescar, foram mais 30 minutos vale acima até a cachoeira do Gorila.


  

 E pra finalizar e compensar todo o esforço foi servido aos participantes uma excelente mesa de frutas, incluindo o Açaí da Villa Roxa (saiba mais) parceiro do evento!



PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES E ORGANIZADORES DESSE ESPETACULAR EVENTO.





Nenhum comentário: