12 de abril de 2013

Novas vias em Arenales




Desde a primeira vez que estive em Arenales fiquei impressionado com o tamanho dos vales e a quantidade de rocha. A impressão que temos de ver estes vales é de pensar algo no estilo de “Será que é possível escalar no meio de tudo isso?” Sempre escutava falar de Arenales, as pessoas comentavam que era um lugar com um pouco de altitude, blocos soltos e muitos platôs! Terreno de aventura total! Mas Arenales não é apenas blocos soltos ou platôs, existem setores que impressionam quando se fala em fendas verticais e cordadas longas. Como não pensar em agulhas como a Charles Webis, ou a cara norte do Campanile? 





Como o Cajon de Arenales é tão grande, existe muita rocha boa para escalar, e ainda, por abrir! O local oferece grandes possibilidades de novas vias, basta apenas procurar, observar de diversos ângulos, subir vários canais de pedras, caminhar muito e às vezes, até enfrentar algumas decepções...
Em fevereiro 2013 estive com Elton Koga em arenales por 30 dias! Parece muito para um local que a maioria das pessoas ficam entre 3-6 dias, mas é justamente o tempo necessário para fazer uma boa aclimatação e partir para novas vias. Aquecemos em vias de monolargo no Leon, escalamos a Turuleca-Pancake na Charles Webis e a Sapiencia fictícia na cara norte do Campanile, todas vias lindas, impressionantemente verticais e contínuas, super recomendadas! Após este “aquecimento” (que rendeu uma boa surra) abrimos mais 4 vias: Orá Si Chico, Totali Creize, Histérica e Domingo no Parque. Foi uma ótima temporada! Conhecemos muitas pessoas legais, revemos grandes amigos, sem falar no clube dos 12! Muitas risadas no refugio do Cajon de Arenales!


Orá sí chico 6B+ - Aguja El Espejo: Variante da via “Espejo espejo mio”. P1: Inicia na primeira cordada da via “Espejo espejo mio” (6C/A1, 50m). P2: Diedro evidente à direita, ao sair do diedro uma chapa para virar a aresta, seguir pelas fendas e tetos pequenos, travessia para direita alcança a parada (6B+, 45m). P3: Fenda a direita, dominar lacas, montar nas fendas paralelas largas, seguir pela chaminé e à esquerda alcança a parada com uma chapeleta (6B+50m). P4: Montar na fenda larga, travessia no teto pela direita, montar na fenda e seguir pelos platôs até a chapeleta no diedro(6B+, 45m). P5: Diedro de 5 grau alternando entre a placa e o diedro (5+, 40m).
Rapel: pela via com duas cordas de 60.


Totali Creize 6C+/7A (A1) – Setor menor abaixo da agulha “El Espejo”. P1: Inicia em um platô com uma fenda fina na esquerda, ao montar na fenda, travessia à direita em direção a um diedro. Seguir pelo diedro e passar pelos abaulados em direção a outro diedro na direita, e ao terminar o diedro tem uma chapeleta da parada a esquerda (6B+,30m). P2: Sair da parada pela direita e no teto tem um lance de A1, que parece bem possível de se fazer em livre. Após este lance, segue em uma fenda diagonal para esquerda atlética e no final dela encontra a chapeleta da parada em um platô (6C+/A1, 30m). P3: Diedro de 5 grau a esquerda, depois travessia a direita em direção a parada com uma chapeleta (5, 30m).
Rapel: Pela via com uma corda de 60.


Histérica 6C+/7A. Projeto com 4 cordadas, possivelmente mais 2-3 até o cume.P1: inicia em blocos fáceis, uma mini chaminé e parada móvel, (5+,30m). P2: Travessia em platôs pela direita, segue em diedro com fenda vertical, fugir das lacas da morte pela direita (Chapeleta) e seguir para cima até a próxima parada com chapeleta, (6C, 60m). P3: Subir pelo diedro, passar teto à direita e montar no OW. Tem uma chapeleta após a montada que pode montar uma parada ou costurar e seguir direto. (6C+/7A, 60m). P4: Diedro à direita e passar pela esquerda da chaminé (6A, 35m)
Rapel: Duas cordas de 70, possível com duas de 60, mas ultimo rappel tem que destrepar um pouco.   


Domingo no parque 6A+ Agulha El Moncho . Via fácil no grupo da Charles. Não tem foto então o croqui é a mão! P1: Inicia passando pela via “Prensa que sobe” e o canal de pedra do Moncho, tem uma pirka. Montar no diedro incrível e chegar no platô para montar uma parada móvel (6A+, 50m). P2: Sair pela direita na fenda de mão e montar nos blocos em diagonal até o inicio da parede principal, montar uma parada móvel(6A+, 60m). P3: Subir pelos blocos da esquerda em direção ao cume (6A+, 60m).
Rapel: Duas cordas de 60, pela via “prensa que sobe”.


Nenhum comentário: