9 de setembro de 2012

Escalando em Cartões Postais


Escalar na cidade maravilhosa é como estar dentro de um cartão postal. O Pão de Açúcar, Corcovado, Dedo de Deus, são vários os monumentos naturais do Rio de Janeiro que proporcionam incríveis escaladas!


Aproveitando a temporada seca na região, as 2 semanas que tínhamos disponíveis passaram voando entre escaladas, praias e botecos.


Na companhia de Izabela, escalamos algumas vias clássicas, como K2 no Corcovado, Ás de Espadas  e Heineken no Pão de Açúcar. Escaladas lindas com grandes visuais, hora das praias e por vezes das florestas, ao longe sempre uma outra montanha a nos chamar a atenção.
  
Primeira parte da via K2.

Visuais de cartão postal.

Chegando no cume mais "badalado" da cidade!!!

Ficamos hospedados no apartamento do Arno Fritz, escalador de Curitiba, mas que mora no Rio a algum tempo. Nessa pequena e pitoresca ruela lateral a rua do Catete, tem "apenas" 5 botecos e uma pizzaria. Toda terça e quinta é dia de treino forte.

Galera super motivada

Arnera na pressão.

Na onda de escalar mais um grande clássico, fomos ao Dedo de Deus, junto com Arno e Fabinho. Saimos da cidade grande e em pouco mais de hora e meia, estávamos no estacionamento contemplando nosso objetivo. 


Seguindo o ritmo "Marumbinista" do Fabinho, em exatas 2h50 já estávamos no cume, vindo pela via Leste. Foi um fim de tarde lindo no marco do montanhismo brasileiro.



Entre uma escalada e outra chegou o dia da lua cheia, então fomos a face leste do Pão de Açúcar escalar e curtir o espetáculo. 

Face leste do Pão de Açúcar, via Heineken




Em companhia de Arno e Fabinho fizemos um grande passeio pela Face Norte do Pão, a via Waldemar Guimarães.

Via Waldo

Visual da face norte ao entardecer.

São muitas as opções nesse paraíso.

Via Ás de Espadas, face sul Pão de Açúcar

Boulders da Urca

Via Leste, Dedo de Deus

Programa de Certificação - AGUIPERJ

A Associação de Guias, Instrutores e Profissionais de Escalada do Estado do Rio de Janeiro, filiada a CBME, é até o momento a entidade referência no Brasil que certifica profissionais para atuarem na área do Montanhismo, como Guias e Instrutores.
Tive o prazer de poder concluir com êxito o Programa de Certificação e entrar pra o quadro da associação como Guia e Instrutor de Escalada.
Essa certificação, é de suma importância para o esporte, pois garante a qualidade do profissional em questão e os serviços por ele oferecidos. 

Durante a avaliação prática em escalada no Morro da Babilonia.

Para saber mais sobre a AGUIPERJ e o programa de certificação acesse o site www.aguiperj.org.br 








Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS guri!
Você e SC merecem essa certificação.

abç / bode...