8 de maio de 2012

SBM Rio de Janeiro


Semana Brasileira de Montanhismo, um grande evento que vai ficar pra história.

Foi incrível ter a oportunidade de participar de um evento de proporções inéditas no país. A SBM conseguiu reunir montanhistas do Brasil inteiro à discutir vários assuntos de vital importância para nosso esporte. 


O evento reuniu as seguintes atividades: 1º Encontro científico de Montanha, 2º Encontro de Parques de Montanha, 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder. 
No site Alta Montanha Pedro Hauck fez um apanhado geral do aconteceu durante a semana, vale a pena a leitura, para ler clique aqui. Sobre os resultados no site da ESPN Eliseu Frechou publicou algumas entrevistas com os organizadores, clique aqui para ver.


Via Italianos

Além de poder participar do evento, é claro que sobrou um tempinho para escalar. Na cidade do Rio as várias montanhas e falésias com fácil acesso propiciam escaladas dignas da "cidade maravilhosa".

Cabeça do Imperador - Pedra da Gávea

Via Passagem dos Olhos

2.º Congresso Brasileiro de Montanhismo

 
Coquetel de abertura da SBM

Dentre as diversas palestras, duas delas me encantaram, a de Jim Donini escalador americano que começou a escalar em 1966 e segue firme em seus projetos em montanhas pelo mundo todo e a palestra dos ícones Portela e Tartari, poder ouvir suas histórias é sem dúvida uma fonte de inspiração!  


 Jim Donini

Alexandre Portela e Sérgio Tartari

A arena visto do alto do Morro da Babilonia
 
Campeonato Brasileiro de Boulder
 






2 comentários:

Diogo Ranieri, Sabiá disse...

Que lugar maravilho, essa cidade é di maisxxxxx. Parabéns pelas fotos e pelo dedicação de ir ao evento e representar a galera aqui do sul, em especial a galera de Joinville.

Abração Sabiá!!! kmommm neguim

Alessandra disse...

Nossa, Dani, olhando tuas fotos senti um aperto de lástima de não ter me organizado melhor para o evento. Vou para o Rio em julho e ficou impraticável duas idas, monetariamente impossível. Mas vejo o quanto seria legal ter assistido palestras, histórias, vivências e experiências em um evento grandioso como este. Valeu a cobertura e as fotos, depois te peço umas dicas de vias. Beijos!