30 de agosto de 2011

Baú Face Norte

Face Norte - Baú e bauzinho

A face norte dessas montanhas são realmente incríveis! Muitas são as linhas naturais que podem ser escaladas, curtas ou longas, fáceis ou difíceis, de poucas horas ou dois dias, basta escolher a via e se aventurar na ponta na corda!!!
Buscando escaladas longas e em livre, escolhi fazer um "link" (junção de várias vias) e dar um super passeio por essa face. Juntamos as vias Noia de Cão + Gregos e Troianos + Learn to Fly + Anormal, o grau deve ser algo em torno de D3 6+ VIIa E3, prevalecendo o uso de proteções móveis. Uma bela sequência de enfiadas, puro desfrute para quem curte escalada de parede!

A parede vista da primeira parada.

Mira no diedro e toca-toca. Foto: Aranha

 Várias fendas deixam a escalada ainda mais bonita. Foto: Aranha

Foto: Aranha

A parte mais irada dessa rota é a quinta cordada, que corresponde ao diedro da via Learn To Fly. Essa enfiada mede aproximadamente 60m e é protegida 100% com equipos móveis. No diedro é preciso muito jeito e desenvoltura para não cair, começa fácil e vai ficando mais difícil a medida que ganha altura e no fim um lance mais aéreo e já mais cansado faz o coração acelerar e a boca ficar seca!!! Mais uns lances fáceis porém mais expostos e logo quando a corda estiver acabando chega a parada.

Iniciando o diedro da Learn. Foto: Aranha

Última cordada. Foto: Aranha


Assim segue mais um lindo dia na Serra da Mantiqueira...

Gostaria de deixar registrado a parceria do escalador local Fernando "Aranha" que de presente meu deu a oportunidade de guiar todas as cordadas! Valeu vovozimmmm!!!

Expresso Trans Baú

Em um dia de descanso, checando meus emails e informações do mundo da escalada, vejo a notícia de uma nova via na face norte do Baú, conquistada em solitário pela Karina Filgueiras a poucos dias atrás. Na hora vendo a foto com o trassado da via decidi tentar! Chamei o Aranha e ele imediatamente topou a aventura.
Acordar as 4 da manhã, tomar café do sul de Minas e sair caminhando para mais um dia de montanha não tem preço. 

Aranha iniciando a escalada e mais um dia de céu azul na Mantiqueira.

Iniciando a terceira cordada. Foto: Aranha

Iniciando a terceira cordada. Foto: Braga

A via nos surpreendeu e curtimos bastante, sem perder tempo em aproximadamente 3 horas já estávamos no cume. Apesar de não muito difícil a via possui algumas passadas muito legais, além do belo desfrute que é subir esses 300m de parede! Na parte final ainda podia-se ver a poeira juntos aos grampos que recém haviam sidos batidos. 
Legal mesmo é saber que foi uma conquista feminina e em solitário, feito que merece toda a admiração da comunidade escaladora brasileira!
Mesmo chegando cedo na base já tinha outra cordada na nossa frente composta pelo  local Rodrigo Braga e Daniel Fernandes aqui de SC, enfim perdemos a primeira repetição por 15 minutos...hehehe...

Guiando a cordada chave da via (VIIa). Foto: Daniel Fernades

Essa cordada é a mais legal da via intercalando proteções fixas e móveis e um lance maroto (VIIa) pra chegar na parada. Foto: Daniel Fernades

A 5 metros do cume ainda tem um último lance que faz pensar um pouco mais para resolver a passada! 
Foto: Braga

Aranha pisando no cume. Foto: Braga

Cume!!!! Parceiro ponta firme. Foto: Braga

Pedra do Baú Face Norte.
Via: Transbaú D3 5sup VIIa E3
Mais infos sobre a via no site Brasil Vertical.
 

3 comentários:

Reginaldo Carvalho disse...

Orra desse um upgrade no bauzeira hein

Anônimo disse...

Iraaado, um post melhor que o outro.
Show de bola!

Abraço e boas escaladas!


Leandro Campos

Karina Filgueiras disse...

demais Daniel, belas escaladas pelo Baú. Massa voces terem escalado o expressão Transbaú....
bjos