16 de maio de 2011

FOCO: 10.º Grau

Amigos, ando escrevendo pouco sobre minhas escaladas, pois apesar de estar super ativo não tinha nada de  muito interessante ou inédito para postar, isso até sábado.
Na segunda entrada do dia mandei a via Humildade no Ar, depois de muito querer e treinar, completei mais um belo objetivo, que era mandar uma via de 10.º grau!

 Via Humildade no Ar 10a. Foto: Guilherme Forbeck

A alegria dessa cadena não está somente relacionada ao grau atingido, mas sim nas EXPERIÊNCIAS que vivi, desde o momento que me dispus a enfrentar esse desafio e os APRENDIZADOS que me foi propiciado. 

Via Humildade no Ar 10a. Foto: Guilherme Forbeck

Primeiramente tive que me adaptar a um tipo de escalada mais atlética, de resistência e continuidade. Depois a rocha (conglomerado) do setor do Braço Esquerdo, que apesar de ser uma "antiga conhecida", tinha muito à ensinar ainda. 

Um aprendizado bem duro de vencer, foram as quedas, que apesar de seguras são grandes e no negativo, com o rio correndo embaixo e o visual do vale faziam a exposição parecer ainda maior. Como venho de uma escola de escalada de parede, onde cair é a última opção, tive que reprogramar meu cérebro. 
Ficar muito tempo tentando a mesma via me entediava as vezes, prefiro muito mais escalar "a vista", mas sabia que era o único jeito, nesse caso buscar a motivação foi o aprendizado.
Compartilhar esses momentos com os muitos parceiros que estiveram sempre ali atentos na segurança ou gritando palavras de incentivo na base da parede, também é bem gratificante e alimenta ainda mais a experiência. Aos parceiros o meu sincero MUITO OBRIGADO!!!

 Via Humildade no Ar 10a. Foto: Guilherme Forbeck


Pude também colher alguns "bônus" enquanto me dedicava ao objetivo principal, como a cadena em flash da via Lampião 9b no G3 (Serra do Cipó) e a cadena a vista da Filhos do Sol 9c em Canto Grande/SC. A cadena da Seixo-no-ia 9c, que está localizada no mesmo negativo, foi o degrau que faltava para atingir o objetivo principal.

Via Humildade no Ar 10a. Foto: Guilherme Forbeck

Enfim, considero esses aprendizados mais importante do que a própria escalada, sem desmerecer é claro, o momento de prazer que é clipar a última costura da via, sensação indescritível de muita alegria e satisfação pessoal.


Via Humildade no Ar 10a. Foto: Guilherme Forbeck

Em tempo: Como instrutor de escalada é muito gratificante ver escaladores que foram iniciados por mim atingindo seus objetivos. Nesse caso destaco o escalador Diogo Ranieri que mandou no sábado a via Abonai 8a, parabéns piazito, mais uma bela cadena pro caderno!

Diogo "Sabiá" na via Abonai 8a. Foto: Dani Casas

 Diogo "Sabiá" na via Abonai 8a. Foto: Dani Casas



10 comentários:

ESCALADAGRANITO disse...

Caraaaca, como já tinha comentando contigo, estava a um mÊs sem escalar. neste sábado tive um tempo, mas os céus pareciam não estar de acordo e me deixariam mais um tempo de molho. Fui teimoso e deu certo, rolou altas escaladinha num certor campo escola próximo de Tubarão. Lendo seu relato e vendo as fotos tentei comparar nossas sensações de dever cumprido. Assim que eu tiver um tempo para em prgramar, quem sabe conversamos sobre este periodo de tentativas da sua cadena, pretendo escalar umas vias fortes futuramente.

Forte abraço Casas, este lugar ai é muito lindo.

parabens pela ascenção!!!

Lilian Massuqueto "Malu" disse...

Parabéns :)

Guilherme disse...

Jaya, Dany Boy!

Sei o quanto foi trabalhado o projeto Este tipo de escalada não sai sem muito empenho, disciplina e controle mental. Good vibes também são um tempero imprescindível. Uma vitória com mérito.
Parabéns!!

Anônimo disse...

Mucho Bien
Que venha o 11

Izabela Pacheco Cardoso disse...

Foi muito bom ver mais essa cadena!!! parabéns!!!! Que venham muitas outras!!! Sempre na vibe!! KMON!!!

Urbano disse...

iÊÊÊÊÊÊ
é isso ae
kamom
Cris sharma que se cuide
Por que essa Turma Uderground ta chegando
UHAUHAUAHU
abraço

Anônimo disse...

Kmonnnnn preiboi!!!

Marlon R. Silva disse...

Uhuu!!!

É isso ai Casas!
Como sempre, elevando o nível da escalada catarinense.

Parabéns pela maravilha de cadena!

Abraços!

Anônimo disse...

Boa velho! agora é o 10b.
abraço
joao c

Felipe Borsoi disse...

Uhuull... irado assistir a essa evolução da galera com quem participei de algumas boas escaladas. Espero participar bastante nesse período de Julho a Dezembro que estarei novamente em SC. Abração Sabiá, Daniel e a todos los otros hermanos de la rocha!