28 de julho de 2010

O galo cantou


Visual da Baia da Babitonga com a parede do Canta Galo ao fundo. Foto: Eduardo Pedro

Localizado nas margens do canal do Palmital essa montanha já "viu" muita coisa:
Os Homens do Sambaqui, que deixaram inúmeros vestígios dos tempos pré históricos. Os índios, que habitaram durante longo período de tempo essas paragens, usufruindo de maneira integrada a rica diversidade biológica. Mais recentemente, as Naus e Caravelas que nos idos do "descobrimento" passaram a sua frente com destino aos caminhos que uniam o litoral ao planalto, os colonizadores que ocuparam essas terras. Atualmente seus visitantes procuram o contato e integração com suas belezas.

O Morro do Canta Galo é um conjunto de dois picos que sobressaem sobre a Baia da Babitonga, na Serra do Saí. Podem ser avistados de diversos ângulos da região, o cume mais alto, possui 610 metros de altitude, sendo considerado o principal. Já o mais baixo, possui 510 m e tem uma bela face rochosa. O lugar é pouco habitado, com uma floresta em adiantado processo de recuperação.

Dentre tantas faces rochosas que existe na região de Joinville, a do Canta Galo se sobressai não pela grandiosidade, nem mesmo inclinação e sim pelo ambiente ao qual está inserida. Possui um visual magnífico de toda a região, compondo um belo mosaico de paisagens naturais. Está localizado em uma península, de um lado o oceano do outro a Baia da Babitonga e seguindo a visada da parede observa-se a região estuarina de vários rios, mais ao longe a cidade e para completar a Serra do Mar ao fundo.

Sobre a primeira ascensão dessa parede pode-se dizer que uma escalada peculiar na região, pelo fato de ser praticamente toda em inclinação positiva utilizando técnica de aderência, o granito da montanha é uma qualidade impressionante. Puro desfrute!
Via Carijó 5.º VIsup E2 60m divididos em duas cordadas, tem tudo para virar um clássico da região.

Base da via

Primeira cordada! O dia não estava dos melhores e a parede molhada.

Na investida anterior o tempo colaborou

Primeira parada

Exemplar da flora local. Foto: Eduardo Pedro

Exemplar da fauna local. Foto: Eduardo Pedro

Via Carijó primeira ascensão por Eduardo F. Pedro, Reginaldo José de Carvalho, Guilherme Forbeck e Daniel Juliano Casas, inverno de 2010.



.

5 comentários:

Alexandre disse...

Buenas!!!
Show de bola!!!!
Altas fotos!!!
Quero conhecer em breve!!!
T+

Rubens disse...

Parabéns a equipe Salamandra!!!
Bons ventos!

Anônimo disse...

Esses sim são os caras!!

Anônimo disse...

Dae Casas!!!
Disponibiliza o croqui da via para facilitar a repetição....
Abraço,
edu.

Alessandra disse...

Dani, saudade da maravilhosa tarde no Castelo dos Bugres, eu semi-manca com os queridos amigos, adorei ver a foto dos três e lindo seu texto. E como vão as meninas, arrasando em bonitas escaladas andinas??Quisera eu ter o desprendimento, habilidade e coragem das 3, beijão e apareça no extremo sul!