20 de junho de 2010

Escalada a Full


Com a chegada da temporada de escalada, tenho tido pouco tempo para me dedicar ao Ecos da Montanha, fica difícil estar na frente de um computador vendo o sol brilhar pela janela, porém assuntos para postar não faltam.
Segue então um breve resumo das minhas andanças pelo lado de fora!!!!

Por do sol no cume do Castelo dos Bugres

Depois de tanto tempo ouvindo falar e de muitos convites, resolvi enfim conhecer os arenitos dos campos gerais, localizado no município de Ponta Grossa PR, partimos então no domingo dia 06/06 eu, Iza e Cayana. Nosso anfitrião foi um dos precursores da escalada nessa região, Guilherme "Guarda" Forbeck que reside atualmente aqui em Joinville e é um dos meus atuais parceiro de escalada.
Setor Favo um dos mais antigos da região

O local escolhido foi o Buraco do Padre, e em dois dias de muito sol e frio conhecemos dois setores, o Favo e o Macarrão. Entrei em várias vias, destaque para a via do Favo, um teto de 8c alucinante. Entre outras cadenas, mandei na segunda tentativa a Ritmo Terminal 9a no setor Macarrão, uma bela linha com um lance bem difícil na saída.

As fotos abaixo são da via Favo 8c.

Pequena aprendiz.

Izabela desfrutando do arenito
No dia 12 de junho rolou o The North Face Open de Boulder na academia Campo Base em Curitiba, foi um evento incrível que reuniu a "nata" dos escaladores de competição do Brasil, inclusive com a participação de um convidado, o Daniel Woods dos Estados Unidos. Foi muito interessante rever vários amigos e curtir o estilo de escalada do gringo. O grande vencedor foi o Daniel Woods seguido pelo brasileiro Cesar Grosso.

O gringo tentando o último Boulder

Mais sobre o evento clique aqui.

Na sequência do evento, no domingo, tive o prazer de apresentar o setor do Braço Esquerdo localizado próximo a cidade de Corupá, para a pessoa que me ensinou, nos idos de 94, a arte de da escalada em rocha, o Eliseu Frechou.
Eliseu é atleta profissional, instrutor e guia de montanha, editor do jornal Mountain Voices e mantém o blog pessoal pela ESPN Brasil.
Fizemos algumas escaladas e ele coletou algumas imagens que dentro em breve aparecerá na mídia.
Pardal tentando a Humildade no Ar 10b

Setor principal, onde estão concentradas as vias mais fortes de SC

Frechou provando do conglomerado,

e aqui trabalhando na captação de imagens.

A semana segue e entre o cultivo da nova horta e treinos fortes no muro, vamos mais uma vez ao Braço Esquerdo, eu para tentar a cadena da Seixo-no-ia 9c, e Iza para a via Anônima um 6+ com cara de 7a, bem ambos voltamos com o rabo entre as pernas e dispostos a treinar ainda mais a fim de realizarmos nossos projetos.

O tempo segue bom e o lema é aproveitar até o último. Resolvemos então subir a serra e ir escalar no Castelo dos Bugres, lugar que para mim considero especial, foi essa minha primeira montanha, no final dos anos 80.

Castelo dos Bugres

Na companhia de Edu Pedro, Guarda e Izabela tivemos um prazeroso dia de escalada, céu azul, sol e muito vento.

Entramos num projeto antigo, a via Terra Oca, que enfim saiu a cadena sendo sugerido o grau de 8c. É uma via incrível no estilo que gosto de escalar, parede no prumo a levemente negativa, dificuldade constante e muito posicionamento, a força de muito pouco ajuda sendo que se faz necessário muita técnica para mandar essa via.

Eu na cadena da Terra Oca 8c

Edu Pedro na Terra Oca 8c

Entre outras escaladas o Guarda teve o prazer de escalar a Chaminé do Cacique 4.º que foi a primeira via da montanha e vale muito a pena pela beleza estética da linha.

Primeira parte da Chaminé do Cacique 4.º

Guarda chegando no cume

Iza chegando no cume do Castelo

Visual do cume, Castelinho, Morro Pelado e Jurapê. Serra do Piraí, Joinville SC

Feliz da vida tirando uma de Old School

3 comentários:

Grillo disse...

Da nu buxu!!!! ta no rip em nego, breve to baxando ai heim....
abração!!!
Grillo

Miriam Chaudon disse...

Daniel Juliano , que lindos lugares e lindas escaladas!!!!
Adorei ver a pequena aprendiz
subindo...linda e corajosa.
Que este inverno seja repleto de dias ensolarados para você curtir
muito por essas montanhas...
Té mais!
Miriam.

Izabela Pacheco Cardoso disse...

Depois do domingo chuvoso, posterior ao dia perfeito para subida e escalada no Castelo dos Bugres, reforço: "Aproveite cada dia seco para desfrutar das montanhas e rochas! Viva cada dia intensamente! Pois amanhã poderá chover... ou..."
Na dúvida, escale!