Esse ano a Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Santa Catarina (FEMESC), deu um grande passo em direção a normatização para cursos de escalada em rocha, criando o Conteúdo Mínimo Programático.
Esse documento define o conteúdo a ser abordado durante um curso Básico, assim como, a obrigatoriedade de um Instrutor certificado para a realização do mesmo, garantindo a real qualificação.
O documento pode ser lido na íntegra abaixo.
Conteúdo Programático
Mínimo para
Curso Básico de Escalada
em Rocha
I - Considerações gerais:
1.1. O curso deverá ser ministrado por um Instrutor certificado
reconhecido pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME).
1.2. Deverá ser fornecida aos alunos uma apostila ilustrativa sobre as
matérias abordadas no curso.
1.3. Carga horária mínima de 32 horas/aula.
II - Aulas Teóricas:
2.1. Carga horária mínima de 4 horas/aula.
2.2. As aulas teóricas deverão abordar as seguintes matérias:
A- Introdução ao Montanhismo. Abordar
diversos aspectos ligados ao montanhismo, tais como:
a) Breve história do montanhismo, no mundo e no Brasil;
b) Todo esporte da natureza implica em riscos inerentes;
c) Modalidades, estilos de escalada, sistema de graduação;
d) Ética do montanhismo:
d.1) Conceito;
d.2) Valores defendidos pelos montanhistas;
d.3) Responsabilidades: individual; pelo grupo;
do guia;
d.4)
Emergências: prioridade do socorro sobre o objetivo da excursão; dever de
socorrer; responsabilidade civil e penal pela omissão e pelo socorro mal
prestado; formas de prestar socorro;
d.5)
Comunidade de escalada: respeito à ética local; cordialidade tolerância e
respeito entre grupos; problemas decorrentes de cordadas na mesma via;
d.6) Estilos,
primeiras ascensões e alterações de vias: o problema da adição e da retirada de
grampos de vias de escalada; a importância da pluralidade de estilos; o
respeito ao caráter original das vias; o respeito às tradições locais; as
restrições ambientais; o direito autoral; mau estilo – impacto ambiental
desnecessário, comprometimento do caráter independente de vias adjacentes, alteração
da rocha (escavação de agarras, instalação de agarras artificiais),
desproporção entre o desafio e os meios utilizados, valorização da escalada
limpa, de mínimo impacto e guiada;
d.7) Acesso:
ameaças ao acesso das vias – urbanização, favelização, grilagem, propriedades
privadas, restrições determinadas por órgãos públicos; fatores contribuintes –
descompostura de escaladores, acidentes, conflitos com os proprietários,
conflitos entre escaladores, impacto ambiental, falta de informação de órgãos
públicos; formas de preservação do acesso – cortesia com proprietários e com a população
local, bom relacionamento com órgãos públicos, denúncia, ações judiciais;
e) Mínimo impacto:
e.1) Definição de impacto ambiental;
e.2) Definição de mínimo impacto;
e.3) Medidas
preventivas: planejamento; segurança; manutenção das trilhas e locais de
acampamento; lixo e banheiro; remoção de material; fogueiras; fauna e flora;
cordialidade;
e.4) Mínimo impacto em escalada.
B - Materiais e Equipamentos. Descrever a
utilização, os cuidados necessários para a manutenção e os critérios de
aposentadoria (retirada de uso, seguida de inutilização) dos equipamentos
utilizados, conforme lista abaixo:
a) Mochila de ataque (diversos tipos);
b) Baudriers (loop ou pontas);
c) Solteiras (fita ou corda);
d) Mosquetões (simples, com trava, etc.);
e) Capacete;
f) Sapatilhas de escalada;
g) Costura (fita), expressa ou anelar;
h) Cordeletes;
i) Aparelhos
de asseguramento e rapel (oito, plaqueta e Gri-Gri);
j) Anoraque;
k) Lanterna (de cabeça); e
l) Cantis (vários tipos).
C - Cordas e Nós. Frisar utilidades,
características e cuidados:
a) Cordas:
a.1)
Diferenças entre cordas dinâmicas, estáticas e semi-estáticas;
a.2)
Características técnicas - diâmetros (simples e duplas), força de impacto,
número de quedas UIAA, deslizamento da capa, alongamento estático,
flexibilidade do nó, resistência a bordas agudas, resistência a abrasão;
a.3) Manutenção;
a.4) Inspeção.
b) Nós - Indicar a correta utilização dos nós a seguir:
b.1) Azelha ( simples e dupla );
b.2) Oito duplo;
b.3) Nó de fita;
b.4) UIAA (nó dinâmico);
b.5) Volta do Fiel;
b.6) Boca de lobo;
b.7) Pescador duplo;
b.8) Nó de frade;
b.9) Prusik;
b.10) Marchant.
C - Técnicas de Escalada.
a) Características escaláveis das rochas: aderências, agarras, lacas,
fendas (mão, punho, dedo), chaminés (estreita, média, larga), diedros, fendas
de meio corpo;
b) Técnicas de progressão em livre, tais como: escalada em agarras,
escalada em aderências, oposição, escalada em chaminés, entalamento, domínio
etc.
c) Cordada - os papeis do guia e do participante, comunicação;
d) Via de escalada:
d.1) Progressão livre.
d.2)Progressão artificial (só citada);
d.3) Proteção fixa (grampos ou chapeletas)
d.3) Proteção fixa (grampos ou chapeletas)
d.4)Proteção móvel (só citada);
d.5) Graduação.
d.5) Graduação.
e) Segurança para o guia;
f) Parada ou reunião. Equalização;
g) Fator de queda, o que é, e como reduzi-lo;
h) Rapel – montagem e verificação, técnicas de rapel, dificuldades
(rapel em diagonal, rapel negativo), complicações possíveis (prendimento de
roupas ou de cabelo no freio, queda), segurança de baixo, becape com cordelete,
cuidados com a vegetação rupícula, risco de estar desencordado;
i) Ascensão em corda fixa com nós blocantes.
j) Tipos de proteção (móveis, fixas e naturais)
k) Leitura de guias e croquis;
E - Advertências e prevenções sobre acidentes.
a) Enfatização da prevenção de acidentes e da auto-suficiência da
cordada;
b) Importância do treinamento em primeiros socorros em cursos
especializados para todos os membros do grupo e da reciclagem periódica desses conhecimentos;
a) Gravidade e complicações dos acidentes em montanha (isolamento,
exposição aos elementos naturais, dificuldade de resgate, recursos limitados);
b) Perigos objetivos – calor, frio, sol, vento, chuva, neve, raios,
pedras soltas, plantas, animais etc;
b.1) Animais peçonhentos (ofídios, aranhas,
escorpiões, insetos
vesificantes)
– características, identificação, ações das peçonhas, medidas preventivas e
primeiros socorros;
c) Perigos subjetivos:
c.1) Condições
preexistentes (alergia, diabetes, cardiopatia, hemofilia, anemia, asma,
bronquite crônica, efisema, epilepsia, úlcera etc), complicações possíveis,
formas de compatibilizá-las com a atividade;
c.2) Perigos
psicológicos (excesso de confiança, orgulho excessivo, pânico etc);
c.3) Comportamentos de risco;
d) Risco, gerenciamento de risco, margem aceitável de risco;
e) Causas comuns e repercussões de acidentes;
f) Importância da prevenção, da preparação e do planejamento:
f.1) Levantamento de informações sobre a
atividade;
f.2) Troca de
informações com o guia e com outros participantes sobre a atividade,
experiência como montanhista e doenças, alergias e outros dados relevantes
sobre a saúde pessoal;
f.3) Telefones de emergência, telefones de
contato;
f.4)
Informações sobre a atividade a serem deixadas com parentes e amigos;
f.5) Treinamento técnico, físico e psicológico;
f.6) Equipamentos adequados;
f.7) Proteções
contra o meio – vestimentas adequadas para frio/calor, proteções contra o sol
etc;
f.8) Hidratação e alimentação;
f.9) Aquecimento;
f.10) Vacinas (anti-tétano, febre amarela e
hepatite).
g) Atitudes preventivas durante a escalada;
h) Relatório Anual de Acidentes de Montanha – importância do estudo e
do relato de acidentes e quase acidentes sofrido montanhistas;
III - Aulas Práticas
3.1. Serão ministradas em campos escola ou via de escaladas adequadas
e se constituirão de práticas de:
a) Escalada com corda de cima (top-rope);
b) Escalada em vias de mais de uma cordada;
c) Técnicas básicas de progressão em livre: escalada em agarras,
escalada em aderências, oposição, escalada em chaminés, fendas, etc;
d) Rapel positivo e diagonal com segurança de nó blocante abaixo do
freio;
e) Segurança para o guia da base e da parada;
f) Quedas:
f.1) Guia
(posicionamento do participante em relação à queda do guia); e
f.2) Participante (posicionamentos, pêndulos como
se portar).
g) Técnicas básicas de auto resgate como ascensão de corda utilizando
nós blocantes; travamento da corda com nós blocantes e escape da segurança,
entre outras.
h) Montagem de ancoragens e equalizações.
3.2. Ao final de um curso, cada aluno deve ter realizado pelo menos trezentos
metros (cumulativos) de escaladas.
IV - Avaliação
4.1. A instituição (Centro, Escola ou Clube) submeterá o aluno a algum
tipo de avaliação, não importando a forma (prova, relatório das atividades
desenvolvidas pelo aluno, opinião do instrutor etc.), cujo registro ficará
arquivado na entidade.
Um comentário:
Animal!
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