20 de março de 2012

Registros

Em 8 de março de 1852, a 160 anos, Leonce Aubé escalou o Morro da Tromba, com 957 metros de altitude. Pra época uma grande empreitada e imagino o incrível visual da praticamente intocada planície litorânea, onde hoje situa-se a cidade de Joinville. 
Aubé, francês de naturalidade, esteve lá em cima com o objetivo principal de traçar o rumo da atual Estrada Dona Francisca, que faria a ligação da então colônia Dona Francisca ao planalto catarinense.


Morro da Tromba (967m) e arquitetura típica da época da colonização


 CORUPARAÍSO


No Parque Natural Braço Esquerdo a temporada tem sido incrível, na semana que passou foram equipadas novas vias e novos projetos tiveram sua primeira ascensão. 

 Gis na Seixo-no-ia (9c)

 As novas via são: Legumes Flutuantes (7b) que recebeu a primeira ascensão por Marcio Gualberto e as difíceis, Duro na Queda (10a), Osso (10b), e Badalhoca (8c), quem fez o FA de todas essas foi Sidney Schimit (PR), que tem dedicado grande parte do seu tempo a equipar, limpar e mandar as novas linhas em Corupá.

Elton Koga na Sinapse Nervosa (8c)

Eu dei mais um pega sem sucesso na Influenza (10a), sigo engasgado com ela, mas para animar saiu a Badalhoca em flash, nada como uma cadena nova pra levantar a moral. 
O setor está se tornando, sem sombra de dúvidas, um dos principais setores de escalada esportiva do Brasil, fato confirmado pelas visitas e depoimentos de escaladores de várias partes do país! A frase mais comum de escutar de quem vem ao pico pela primeira vez é: "CORUPÁ É INCRÍVEL".




SEMANA BRASILEIRA DE MONTANHISMO E ESCALADA

Um agito que vai ficar pra história do nosso esporte!
Entre no site oficial e confira o programa completo.



Dentre várias atividades, o participante vai poder ouvir grandes nomes do Montanhismo mundial como os americanos já confirmados Colin Haley e Jim Donini, além dos brasileiros, Sérgio Tartari, Alexandre Portela, André Berezoski, Eliseu Frechou, Edmilson Padilha e Janine Cardoso, só escaladores de ponta.
Sem dúvida uma ótima oportunidade para aprender com esses que vivem do "lado de fora" e puxam o limite do esporte. Veja mais...



Um comentário:

Juliana disse...

Corupá é realmente fantástico. Espero melhorar minha escalada e voltar lá para desfrutar das vias esportivas alucinantes! Parabéns pelas fotos Casas!
bejos,
Ju falchetti