Face Norte - Baú e bauzinho
A face norte dessas montanhas são realmente incríveis! Muitas são as linhas naturais que podem ser escaladas, curtas ou longas, fáceis ou difíceis, de poucas horas ou dois dias, basta escolher a via e se aventurar na ponta na corda!!!
Buscando escaladas longas e em livre, escolhi fazer um "link" (junção de várias vias) e dar um super passeio por essa face. Juntamos as vias Noia de Cão + Gregos e Troianos + Learn to Fly + Anormal, o grau deve ser algo em torno de D3 6+ VIIa E3, prevalecendo o uso de proteções móveis. Uma bela sequência de enfiadas, puro desfrute para quem curte escalada de parede!
A parede vista da primeira parada.
Mira no diedro e toca-toca. Foto: Aranha
Várias fendas deixam a escalada ainda mais bonita. Foto: Aranha
Foto: Aranha
A parte mais irada dessa rota é a quinta cordada, que corresponde ao diedro da via Learn To Fly. Essa enfiada mede aproximadamente 60m e é protegida 100% com equipos móveis. No diedro é preciso muito jeito e desenvoltura para não cair, começa fácil e vai ficando mais difícil a medida que ganha altura e no fim um lance mais aéreo e já mais cansado faz o coração acelerar e a boca ficar seca!!! Mais uns lances fáceis porém mais expostos e logo quando a corda estiver acabando chega a parada.
Iniciando o diedro da Learn. Foto: Aranha
Última cordada. Foto: Aranha
Assim segue mais um lindo dia na Serra da Mantiqueira...
Gostaria de deixar registrado a parceria do escalador local Fernando "Aranha" que de presente meu deu a oportunidade de guiar todas as cordadas! Valeu vovozimmmm!!!
Expresso Trans Baú
Em um dia de descanso, checando meus emails e informações do mundo da escalada, vejo a notícia de uma nova via na face norte do Baú, conquistada em solitário pela Karina Filgueiras a poucos dias atrás. Na hora vendo a foto com o trassado da via decidi tentar! Chamei o Aranha e ele imediatamente topou a aventura.
Acordar as 4 da manhã, tomar café do sul de Minas e sair caminhando para mais um dia de montanha não tem preço.
Aranha iniciando a escalada e mais um dia de céu azul na Mantiqueira.
Iniciando a terceira cordada. Foto: Aranha
Iniciando a terceira cordada. Foto: Braga
A via nos surpreendeu e curtimos bastante, sem perder tempo em aproximadamente 3 horas já estávamos no cume. Apesar de não muito difícil a via possui algumas passadas muito legais, além do belo desfrute que é subir esses 300m de parede! Na parte final ainda podia-se ver a poeira juntos aos grampos que recém haviam sidos batidos.
Legal mesmo é saber que foi uma conquista feminina e em solitário, feito que merece toda a admiração da comunidade escaladora brasileira!
Mesmo chegando cedo na base já tinha outra cordada na nossa frente composta pelo local Rodrigo Braga e Daniel Fernandes aqui de SC, enfim perdemos a primeira repetição por 15 minutos...hehehe...
Guiando a cordada chave da via (VIIa). Foto: Daniel Fernades
Essa cordada é a mais legal da via intercalando proteções fixas e móveis e um lance maroto (VIIa) pra chegar na parada. Foto: Daniel Fernades
A 5 metros do cume ainda tem um último lance que faz pensar um pouco mais para resolver a passada!
Foto: Braga
Aranha pisando no cume. Foto: Braga
Cume!!!! Parceiro ponta firme. Foto: Braga
Pedra do Baú Face Norte.
Via: Transbaú D3 5sup VIIa E3
Mais infos sobre a via no site Brasil Vertical.
3 comentários:
Orra desse um upgrade no bauzeira hein
Iraaado, um post melhor que o outro.
Show de bola!
Abraço e boas escaladas!
Leandro Campos
demais Daniel, belas escaladas pelo Baú. Massa voces terem escalado o expressão Transbaú....
bjos
Postar um comentário